Para que serve um gestor?

Nas últimas décadas, nas grandes empresas do capitalismo moderno, a figura do gestor agigantou-se. A paga dessa figura, então, como se agigantou!
Semeador de Palavras

O livro Semeador de Palavras – entrevistas a José Afonso, edição da AJA – Associação José Afonso, organizado por Ana Ribeiro, Guadalupe Portelinha e José Rodrigues é um libelo contra o esquecimento…
José. Da Silva

crónica José. Da Silva Maria Augusta Tavares Estudei em escolas que não tinham livros. A primeira, entre todas a mais precária, não tinha nome, não havia nada nas paredes que indicasse ser uma escola. Havia apenas uma professora e crianças. Isso parecia bastar. Cheguei lá e disse – Eu quero estudar.A professora, Dona Isabel, apontou […]
A crise climática

Inquietação A crise climática José Borges Não é novidade que existe atualmente um fenómeno de alterações climáticas provocado pela ação humana. Talvez algo que não se ouça de forma mais regular ou simplesmente mais assertiva é que esta é uma crise devida tanto à sua urgência como à injustiça. Comecemos então pelo fator de urgência. A ciência é clara: se não pararmos […]
Canhões ou manteiga?

“Por que não dedicar a capacidade [do sector automóvel] à produção militar?”, questionou Monteiro.
Habitação como direito humano: um plano de ação

Hoje, ter um tecto digno tornou-se um símbolo de servidão moderna.
De um lado, rendas de 1500 euros para quem aufere apenas 900…
Extrema-direita, cátedra e propinas: desafios para a esquerda socialista

Este artigo examina dois pilares da investida pela refuncionalização das universidades impulsionada pela extrema-direita e a austeridade neoliberal que age para mercantilizá-las.
Das revoltas às greves

Em dezembro de 1831 escrevia o francês Journal des Débats: “A nossa sociedade comercial e industrial tem a sua praga como todas as outras sociedades…
entrevista com Carlos Liria – Parte 2

Ensinar é uma relação, e as crianças e jovens foram convencidos a não aprender
Orçamento de Estado 2026: menos para a saúde, mais para a guerra
O projeto de Orçamento do Estado (OE) para 2026 é retratado na imprensa como o “mais chato de sempre…