Jornal Maio

O Tempo contra o Tempo é um podcast apresentado por Raquel Varela, coautora, com o coletivo Kairós, deste podcast. Aqui queremos debater a sociedade e o mundo, com toda a calma, com contraditório, e a profundidade e liberdade que a urgência dos problemas exige.

#27

Como funciona um fundo imobiliário e porquê os 2300 euros “moderados” são um subsídio público à banca? Por que não há forma alguma de resolver a crise de habitação dos trabalhadores sem a municipalização dos solos e porquê os subsídios às rendas não resolvem o problema? Como a crise da habitação (não há crise para os investidores, há lucros astronómicos) têm efeito nos trabalhadores da AutoEuropa? O que se passa com a contrarreforma laboral? Raquel Varela, historiadora, comenta a semana. E desta vez tem dois convidados, Adriano Zilhão, economista, e João Reis, trabalhador da AutoEuropa e dirigente sindical.

#28

E se ficasse a saber que na greve cirúrgica, quando diziam que os enfermeiros estavam a matar pessoas, as listas de espera oncológicas acabaram durante a greve? O que significa para a segurança de todos nós colocar o pessoal de voo e cabine avaliados pelas vendas a bordo, com painéis de humilhação públicos? E afinal o que fazem estas profissões de cuidado, segurança e atenção? Raquel Varela conversa com Sónia Viegas, enfermeira do SITEU e uma das organizadoras da greve cirúrgica e com a Ana Dias, comissária de bordo do SNPVAC.