Jornal Maio

Projeto de contrarreforma laboral

Conversa com António Garcia Pereira e Raquel Varela

DICIONÁRIO DA NOVILÍNGUA

Classe média

Segundo a Infopédia, “a classe média começa por ser a burguesia, aquela categoria social que, não se confundindo com a aristocracia do Antigo Regime, nem por sombras quer ser confundida com a populaça, pobre de raiz e rica de vícios”. Nos EUA, middle class descreve o que noutros países se designaria por working class, classe trabalhadora.

EM NOVILÍNGUA:

A OCDE define como classe média as famílias com rendimentos entre 75% e 200% da média. Em Portugal, usando dados de 2022, quem ganhasse o salário mínimo já pertenceria à “classe média”. E quem ganhasse mais de 1836€ seria da “classe alta”. Na novilíngua cria-se uma amálgama onde não se fala em classes sociais definidas pelo seu papel na produção e se dilui a classe trabalhadora num caldo insosso chamado “classe média”. ASP

O governo ocultou dos eleitores as suas intenções. O projeto de nova lei laboral que pretende aprovar não constava do programa eleitoral da AD. Constava, sim, do programa do Chega – mas até este partido tratou de esconder dos eleitores essas propostas, retirando-as do seu programa.

Todos se recordarão da crise dos chips, no pós-Covid. Uma situação que se deveu a uma quebra das cadeias de produção construídas numa lógica de just in time – que procura reduzir ao máximo o armazenamento de mercadorias – e de deslocalização da produção de componentes para países onde a mão-de-obra é mais barata. Agora chegou a crise da Nexperia, que ameaça parar a Autoeuropa e o conjunto da indústria automóvel na Europa.

dirigente do STASA (Sindicato dos Trabalhadores do Sector Automóvel) e membro da CT da VW AutoEuropa

 “Ora o acordo não podia ser cumprido porque o governo estava em gestão, ora o governo já podia cumprir o acordo, mas afinal só em julho, ora passou julho e em agosto seria difícil, ora em setembro recebemos silêncio eterno.”

STMEFE
Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários

APOIA O MAIO!

Nunca os trabalhadores precisaram tanto de uma voz independente.

Corey Robin

Os regimes de medo dependem sempre de dois tipos de indivíduos: carreiristas e colaboradores.

SEGUE-NOS

poema

Antes dos Cravos

Antes da luta,
pétalas de silêncio. 

Antes do mergulho,
um mar.

Antes da revolução,
uma ideia.

Antes do poema,
uma palavra. 

Antes do som da gravilha, 
uma Grândola

Antes da possibilidade,
um grito.

Antes de tossir,
um ramo no corpo. 

Antes da asa,
uma gaiola.

Antes de Salazar,
uma espátula.

Antes da cantiga,
uma arma.

Antes da arma,
um amolador. 

Antes do beijo,
a pele.

De antes era,
um povo.

Shahd Wadi

TEMPO DAS CEREJAS

Acontecimentos relevantes do mundo
do trabalho

PÕE A TUA LUTA NO MAIO!

Vais organizar greves, protestos, manifestações pelos teus direitos? Queres tornar pública uma luta no teu trabalho, bairro ou aldeia? Escreve-nos.

Episódios da luta de classes

Protesto NO KINGS, Los Angeles

Por
João Mascarenhas

AGENDA